sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Ideologia da Liberdade Controlada



O Presidente Hugo Chávez lançou uma ampla ofensiva para acelerar até o fim do ano o que ele denomina de caminho para o socialismo do século XXI. Isto inclui eliminar leis "antirrevolucionárias" e baixar novos éditos, entre eles os que modificam o regime de propriedade e limitam o exercício de jornalismo. - O Globo - http://oglobo.globo.com/opiniao/mat/2009/08/19/alunos-de-chavez-757474897.asp - Publicada dia 19 de agosto de 2009 às 16:13.

Hoje pela tarde me senti atemorizado ao ler essa notícia. Dias após o acordo colombiano com os "ianques", o Presidente venezuelano parece estar preocupado com o tempo de vida de seus ideais e principalmente de seu governo.
A inauguração de um novo sistema educacional pelo Presidente Hugo Chávez, segundo ele e os seus seguidores, promoverá a liberdade da mente, um ensino ao verdadeiro ideal que deve ser seguido pelas próximas gerações sul-americanas. Afinal de contas, o grande Simón Bolívar iria querer isso. Será?

"O novo mundo deve estar constituído por nações livres e independentes, unidas entre si por um corpo de leis em comum que regulem seus relacionamentos externos" - Simón Bolívar.

É livre a nação que não pode optar pela qualidade de ensino de suas gerações? É livre uma população que é manipulada por uma mídia estadista que incentiva atos de extrema loucura econômica, social e militar? É livre onde um revolucionário proibe que outros revolucionários pratiquem e corram atrás de seus ideais?
O poder infelizmente corrompe o homem, mas apenas com uma população que se deixa ser enganada é que a corrupção ganha vida, e os poderosos conseguem se manifestar a favor e, unicamente a favor, de seus próprios interesses. O que o Presidente Hugo Chávez está fazendo pode ser considerado um terrorismo, um crime de extremo dolo contra a humanidade, e não só contra a Venezuela.
Porque penso assim? Se analizarmos o passado descobriremos que Estados mal organizados, tanto economicamente quanto politicamente, são criações, celeiros de ideais desvastadores que podem gerar graves problemas globais. Temos como exemplo o nacional-socialismo de Hitler na miserável Alemanha após a crise de 1929; os Estados Balcanicos, que já geraram grandes conflitos por questões políticas e territoriais; os conflitos do Oriente Médio, que, além da disputa religiosa, também envolve a má administração e o incentivo as redes radicais de atuação. Em todos os casos os resultados foram guerras, morte e destruição.
O revolucionário venezuelano sonhava com uma América unida, e não deturpada pela insanidade de um líder que não inspira confiança, nem estabilidade. E todo cuidado é pouco. Pois ideologias podem atravessar fronteiras, e países sem uma forte identidade política como o Brasil, poderiam se tornar perfeitos hospedeiros para esses parasitas de ideologias que já nascem contra a sobrevivência de um Estado saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário